A Psicopedagogia pesquisa, diagnostica e actua na intervenção do processo de aprendizagem e suas dificuldades tendo, portanto, um carácter preventivo e terapêutico.

    Este procedimento tem por objectivo integrar o Ser às linhas médias comuns evolucionista, criar oportunidades pessoais, facilitar a integração social, contribuir para evolução humana e o bem colectivo. Preventivamente actua não só no âmbito escolar, mas abrange a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, o que é pertinente, e o que é considerado dificuldade, distúrbio ou problema. Partindo daí todo o processo de diagnóstico, com as devidas condutas e encaminhamentos.

     A psicopedagogia identifica, analisa, planeja e intervem através das etapas de diagnóstico e tratamento.

    Com o trabalho psicopedagógico o paciente encontrará a possibilidade de reorganizar as suas funções psíquicas no vínculo de confiança estabelecido no processo de reabilitação.

     A intervenção psicopedagógica promove a motivação deste paciente para a aprendizagem, promove a auto–estima e o auto-conceito com o objectivo de reintegrá-lo numa vivência escolar possível e social adequada.

    Promove também a aprendizagem, estimula e media o auto-conhecimento  desenvolvendo capacidades potenciais, que poderão ocorrer em todos os contextos que envolvem o indivíduo, tais como o cognitivo, afectivo e social.

 

Psicopedagogia

PT

+351 936 897 140

+351 289 864 578

  • Facebook Round
  • Blogger Round
  • Google Square
  • YouTube Square