A Osteopatia foi criada pelo médico americano Andrew Taylor Still por alturas da guerra civil americana nos finais do séc. XIX.
A palavra “Osteopatia” deriva das palavras gregas “Osteón” e “Pathos” que significam “osso” e “sofrimento”, respectivamente. Apesar do seu nome fazer apenas referência ao osso, a osteopatia é actualmente uma terapia manual usada na reabilitação da globalidade dos tecidos (musculares, faciais, osteo-articulares, nervosos e viscerais), abordando o sujeito como um todo e não apenas pelas partes afectadas pela patologia.
Osteopatia é um sistema autónomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso a fármacos ou cirurgia. A Osteopatia enfatiza a sua acção centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença.
São usadas técnicas de manipulação, com o objectivo de restabelecer a mobilidade perdida e dar equilíbrio ao sistema musculoesquelético, sacro-cranial e visceral, de forma a manter a elasticidade do tecido conjuntivo em todos os seus sistemas.
É um meio para reencontrar uma postura adequada e movimentos sem dor. Ajustando o equilíbrio interno e eliminando tensões, visa uma harmonia holística do corpo, proporcionando bem estar.

Osteopatia

PT
+351 289 864 578