Fisioterapia

   O tratamento fisioterapêutico realizado por nossos profissionais é baseado no Conceito Neuroevolutivo Bobath, o qual tem ampla abordagem e é mundialmente utilizado na reabilitação de pessoas com alterações neurológicas. Este tratamento pode ser aplicado a indivíduos de todas as idades (bebés, crianças e adultos), tendo manuseios apropriados a cada faixa etária, o objetivo do conceito é facilitar o movimento funcional e inibir movimentos e posturas anormais.

   Este conceito foi desenvolvido em Londres por Karel Bobath (neurologista) e Berta Bobath (fisioterapeuta) através da prática clínica com os pacientes neurológicos. Inicialmente o tratamento era indicado a crianças com paralisia cerebral e adultos com acidente vascular encefálico. Durante as ultimas décadas o tratamento das diversas áreas da saúde evoluíram, assim como o tratamento fisioterapêutico baseado no Conceito Neuroevolutivo Bobath, os quais acompanharam a evolução dos conhecimentos científicos da neurociência atual. Assim, este tratamento é indicado a diversas patologias que acometem o sistema nervoso.

O tratamento fisioterapêutico baseado no Conceito Bobath, trabalha com a facilitação do movimento, ou seja, o paciente aprende e integra determinados movimentos através da própria execução, sendo disponibilizadas diversas formas ajustes automáticos a postura, a fim de produzir reacções de protecção, rectificação e equilíbrio. Através desta técnica o indivíduo deve ser capaz de iniciar, continuar ou completar uma tarefa funcional (Actividade motora) de forma mais adequada possível através de manuseios específicos (intervenção directa do fisioterapeuta), ou de forma indirecta, influenciando por meio de alterações feitas no ambiente em que o paciente está inserido.
   Nossa abordagem terapêutica envolve acção, análise e interpretação dos dados de avaliação. A partir disso, são estabelecidos objectivos de curto e longo prazo, para estão ser possível desenvolver e implementar um plano de tratamento especifico a cada paciente.
        “Nós não ensinamos movimentos, nós os tornamos possíveis…” (Bobath, 1981)


A Fisioterapia centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, de incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objectivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida.

Decreto-Lei n.o 564/99, de 21 de Dezembro .

PT

+351 936 897140

+351 289 864 578

  • Facebook Round
  • Blogger Round
  • Google Square
  • YouTube Square