Acupunctura: Medicina da Energia

 

A Acupunctura é sem dúvida o ramo mais conhecido da Medicina Tradicional Chinesa. Podemos defini-la como uma ciência-arte milenar de regulação da energia do corpo.

 

A função do acupunctor é detectar as perturbações energéticas e suas causas, e seguidamente restabelecer a circulação de sangue e energia, desobstruindo os bloqueios ou aumentando o fluxo energético onde ele é carente. Para isso o acupunctor poderá servir-se da utilização de finas agulhas introduzidas selectivamente em pontos específicos situados ao longo dos trajectos de energia (meridianos), corrigindo assim, por via reflexa, os disturbios aos vários níveis. Pode ainda, em casos específicos, recorrer a outros ramos da Medicina Tradicional Chinesa tais como a massagem (Tui-Na), a moxibustão (combustão de artenísia sobre os pontos de acupunctura), os produtos fitoterápicos (plantas), o aconselhamento de certos exercícios, uma correcta alimentação, a higiene de vida, que no conjunto propiciarão o restabelecimento da saúde.

 

   Situações em que a Acupunctura é mais eficaz

 

Sendo a Acupunctura a medicina energética por excelência, ela terá em qualquer situação uma intervenção útil. Todavia, na prática, constatou-se que há situações clínicas onde a sua aplicação é mais vantajosa, situações essas reconhecidas pela OMS.

 

Sendo a dor uma expressão de bloqueio ou carência energética, a acupunctura é útil no restabelecimento do desequilíbrio libertando a dor em situações tais como:

 - Dores de cabeça, enxaquecas, nevralgia do trigémeo, etc.

- Dores reumáticas, artrites, artroses, artrites reumatóides, reumatismo articular agudo, dores articulares em geral, ciática, nevralgias, tendinites, etc...

 - Dores de costas: cervicalgias, lumbagos, dorsalgias, hérnias discais, etc.

 - Sistema nervoso: fragilidade do sistema nervoso central, depressões menores, neurasteina, angústia, agitação, nervosismo, ansiedade, insónias, tensão emocional.

 - Problemas respiratórios e ORL: asma, bronquite, tosse, rinite alérgica, sinusites, alergias, amigdalites, traqueítes, faringites, otites, etc.

 - Problemas uro-genitais e sexuais: inflamações e irratações urinárias, adenoma da próstata, impotência, frigidez, poliúria.

- Problemas gastro-hepato-intestinais: gastrites, úlcera duodenal, dispepsia, anorexia (falta de apetite), disquinesia biliar (vesícula preguiçosa), inchaço abdominal, meteorismo (gases), diarreia aguda ou crónica, prisão de ventre, sindroma do cólon irritável, etc.

- Sistema imunitário: a Acupunctura apoiada pela Fitoterapia chinesa, moxibustão e Qi Gong tem um importante papel nas defesas imunitárias.

 - Fadiga Geral, falta de tónus: Ao tonificar os órgãos que são os produtores da energia, a Acupunctura permite o restabelecimento de um bom estado energético e a correspondente apetência para a acção.

 - Problemas infantis: A Fitoterapia Chinesa e a Homeopatia são terapias de eleição nos problemas das crianças reduzindo as terapias pesadas como os antibióticos.

 - Tratamento para deixar de fumar.

 - Emagrecimento. 

 

 

Acupunctura

PT

+351 936 897 140

+351 289 864 578

  • Facebook Round
  • Blogger Round
  • Google Square
  • YouTube Square